jorge ben jor, meu guru espiritual
tudo que eu preciso saber sobre a vida é ele que me ensina
"Não fique esperando o que Jesus prometeu Pois ele também está esperando que você tome vergonha na cara E saia por aí pelo mundo afora Fazendo amizades Conquistando vitórias Em vez de ficar pelas esquinas cochichando Contando prosas (...) Também não fique pensando que essas vitórias serão fáceis Pois nesta vida de perde e ganha, ganha quem sabe perder E perde, perde, quem não sabe ganhar Por isso você precisa aprender a jogar"
eu tenho uma playlist no spotify chamada jorge ben mix. é uma playlist com as músicas do jorge ben jor que eu costumo ouvir. do ano passado pra cá, criei uma tradição própria que consiste em andar de bicicleta em dias ensolarados ouvindo essa seleção de músicas no modo aleatório. acho que essa é uma das coisas que eu mais gosto de fazer sozinha.
é que o jorge ben sempre tem coisas para me dizer.
eu escuto jorge ben desde 2022, mas foi ano passado que ele começou a se tornar mais especial pra mim. estava recém saindo de um período bem ruim quando a música “eu vou torcer” começou a aparecer mais vezes no meu modo aleatório.
Eu vou torcer pela paz Pela alegria, pelo amor Pelas moças bonitas Eu vou torcer, eu vou
acho que de tanto torcer pela paz, pela alegria, pelo amor, pelo bem estar, pela compreensão, pelo inverno, pelo sorriso, pela primavera, pelo verão, pelo céu azul, pelo outono e pela dignidade eu consegui ter um pouquinho de tudo isso e muito mais. no início desse ano eu li um livro que logo na página 10 já dizia o seguinte: “Quanto mais eu ouvia Jorge Ben, mais eu percebia que sua música é capaz de induzir a um determinado espírito: um estado de plenitude e força, capaz de inspirar uma altitude altiva perante a vida”. eu juro pra vocês que esse estado de plenitude e força foi muito importante pra mim ano passado. sem ele talvez eu fosse uma pessoa mais entristecida (?) - talvez menos esperançosa.
o que eu sinto em relação ao jorge ben eu jamais senti com outro artista. eu não acho que ele conversa comigo especificamente, mas ele é um grande alquimista que sabe de todos os segredos do universo. e quando ele compartilha esses segredos, não tem como não parar pra prestar atenção.
acham que eu enlouqueci? leiam o primeiro capítulo de Jorge Ben Jor: A tábua de esmeralda então. lá tá tudo explicado: as influências da alquimia, da religião, do imaginário da idade média. o livro diz que “ao contrário da ciência moderna, ela [a alquimia] é portadora de uma sabedoria de vida, buscando no universo uma dimensão espiritual e superior” e depois parafraseia Jorge Mautner em Imbatível ao Extremo: “as letras dele [do Jorge Ben Jor] não são letras, são pura poesia de uma mitologia que ele reinterpreta incessantemente, porque ele é alquimista.” viram? não sou eu que tô falando, são pessoas que definitivamente têm mais propriedade que eu. eu só aceito, concordo e elevo ao extremo mesmo.
a primeira música do jorge ben que eu ouvi com a premissa de “agora é hora de ouvir jorge ben” foi Os Alquimistas Estão Chegando. foi a primeira vez que eu ouvi jorge ben sabendo que era ele que eu ia ouvir, porque Taj Mahal e Chove Chuva sempre me apareciam de surpresa. e de acordo com o livro, “essa música externa um desejo por um reencantamento do mundo, por uma volta do que é mágico e inexplicável, por uma ênfase na dimensão onírica da existência”. foi assim, com essa música, que eu descobri jorge ben jor. e é lindo que ele tenha se apresentado assim pra mim.
o mágico e o inexplicável voltaram e agora eu tomo as lições das músicas dele como um oráculo pessoal. fora que pra cada música do jorge ben eu tenho uma situação correspondente na minha vida:
spirogyra story foi a única lembrança boa que eu tive da disciplina de sistemática de plantas avasculares (eu vi uma spirogyra no microscópio!). eu e meus amigos amamos essa música
santa clara clareou foi a música que eu fiquei cantando em roma quando a previsão era de chuva e eu e a sofi pedimos pra mãe dela fazer uma simpatia pra santa clara nos dar tempo bom - ela deu. santa clara clareou!
país tropical serve tanto pro carnaval quanto pras mensagens que eu e a ana nos enviamos dizendo “mó num pa tropi”
gostosa meio que é minha situação atual e agora quando eu ouço eu dou uma risadinha. o que está pegando é que ela mora muito longe!!!
o jorge sempre tem algum conselho pra mim ou sempre me apresenta uma situação em que eu me identifico. vocês falam que ele é gado (ele é), mas ele também não é besta e já me ensinou a parar de ser besta também:
e depois de toda essa falaçada eu volto para o que me fez querer escrever esse texto em primeiro lugar. na minha última newsletter eu falei sobre como algumas coisas andavam meio caóticas na minha cabeça e, sinceramente, até agora ainda andava meio confusa. mas no sábado eu fui andar de bicicleta e começou a tocar uma música dele que eu nunca dei muita bola: “Quem Cochicha o Rabo Espicha”. sempre ouvi essa música despretensiosamente, mas dessa vez a letra dela me atingiu em cheio - e foi com a letra dessa música que eu abri esse post!
não fique esperando o que jesus prometeu. pois ele TAMBÉM ESTÁ ESPERANDO que VOCÊ TOME VERGONHA NA CARA!!!!
obrigada pelo conselho, jorge.
errare humanum est mudou a minha vida pra sempre no ano passado!! quando estava na época em que mais me questionei sobre meu valor como pessoa eu ouvia “e de pensar que não somos os primeiros seres terrestres pois nós herdamos uma herança cósmica” e ficava é…. tem mt mais na vida e no mundo do que só esse momentinho. adorei o texto!